• Home
  • Sobre
  • WEB RÁDIO
  • Anuncie
  • Envie uma Matéria
  • Interaja
  • Contato
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
Araxá No Ar - O maior portal de Entrenenimento e Cultura de Araxá
  • WEB RÁDIO
  • WEB TV
  • NOTÍCIAS
  • ÁUDIOS
  • FIQUE POR DENTRO
  • COBERTURAS
Prefeitura em Ação
Outros Áudios
  • Músicas
  • Entrevistas
Acústico com Alan Tannús
Pausa para o café
Outros Programas
  • Varejo com Igor Ferreira
  • Clipes
  • Vídeo da Semana

Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura está garantida em Araxá até 2027

Notícias  /  por Admin  /  15, Junho, 2024

235



Araxá aderiu à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) que garante recursos para o setor cultural da cidade até 2027. O processo de adesão, recebimento e destinação do valor foi construído pela Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) por meio de duas escutas públicas, onde estiveram presentes representantes do Conselho Municipal de Política Cultural (CPMC), de vários segmentos da área e a Sociedade Civil.



Diferentemente das ações da Lei Aldir Blanc I e da Lei Paulo Gustavo (LPG), que tinham caráter emergencial, a Lei Aldir Blanc 2 prevê investimentos regulares durante cinco anos.



O fomento é repassado para o Município de acordo com as diretrizes da Lei Federal. O órgão gestor de cultura deve fazer a adesão anualmente e realizar junto à comunidade o Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) - que possibilita a criação dos editais para a participação dos artistas locais por meio de projetos.  



O PAAR, dentro da Lei Aldir Blanc, prevê porcentagens obrigatórias para investimentos em tópicos previamente estabelecidos: custo operacional (5%); fomento cultural (51%), obras, reformas e aquisição de bens culturais (19%); e implementação da Política Nacional de Cultura Viva (25%).



As Leis de Incentivo à Cultura vigentes em Araxá repassaram aos artistas locais o valor de R$ 2.094.445,23 nos últimos três anos e meio. Na cidade, já foram aprovados incentivos a projetos de várias áreas da atuação cultural pelas leis Aldir Blanc I, Calmon Barreto I e II, e Paulo Gustavo.


Fonte: Assessoria de Comunicação Araxá

Nuvem de Tags
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Arte
  • Notícias
  • Política
Estatísticas
235
visualizações
Compartilhe
  • Twitter
  • Facebook
  • WhatsApp
Você também pode gostar
  • Notícias
    15, Fevereiro, 2024
    9
    Projeto de reajuste salarial de servidores e aumento no vale-alimentação é aprovado; aposentados e pensionistas também terão auxílio ampliado
  • Notícias
    15, Fevereiro, 2024
    13
    CarnAraxá 2026 reúne mais de 20 mil pessoas em quatro dias de festa
  • Notícias
    15, Fevereiro, 2024
    12
    Secretaria de Segurança Pública realiza interdições no trânsito durante o CarnAraxá 2026
  • Notícias
    15, Fevereiro, 2024
    25
    Comitê Intersetorial avança na construção do Plano Municipal da Primeira Infância
  • Notícias
    15, Fevereiro, 2024
    21
    Ponte sobre o Córrego Pirapitinga é interditada após danos causados pela chuva
PUBLICIDADE
Mais Acessados
SOS 50 Anos - Araxá-MG - Parte 1
Cidade
07, Abril, 2017
The Sound Of Silence - Alan Tannús e Vinícius Teodoro
Clipes
18, Fevereiro, 2017

Categorias

  • WEB TV
  • WEB RÁDIO
  • NOTÍCIAS
  • FIQUE POR DENTRO
  • COBERTURAS

Nuvem de Tags

  • WEB TV
  • WEB RÁDIO
  • NOTÍCIAS
  • FIQUE POR DENTRO
  • COBERTURAS

Instagram

  • HOME
  • SOBRE
  • WEB RÁDIO
  • ANUNCIE CONOSCO
  • ENVIE UMA MATÉRIA
  • INTERAJA
  • CONTATO

© Direitos Reservados 2026 Desenvolvido por CodigoJ