Araxá

Bibliotecas Públicas celebram 300 anos de Minas Gerais durante a primeira edição da Semana Estadual

Postado em Março 31, 2021 por Araxá No Ar

 

Mais de 30 bibliotecas públicas e comunitárias, vinculadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, vão integrar a programação da I Semana Estadual de Incentivo à Literatura. Com ações virtuais e algumas presenciais (seguindo os protocolos sanitários), os espaços vão disponibilizar para o público uma série de atividades que valorizam a leitura e evidenciam a importância das bibliotecas como fomentadoras da arte e da cultura, principalmente da literatura.

 

Para o diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult, Ozório Couto, a realização do evento é uma oportunidade de celebrar a literatura.  "A literatura nos faz sonhar, abrir os olhos, a mente. Com ela os horizontes se tornam mais belos e próximos, trazendo-nos amplitude e a certeza da fidelidade. A literatura é uma companheira maior, e os livros nos garantem a melhor chance de nos tornamos seres melhores”, destaca Ozório Couto.

 

As atividades propostas serão veiculadas em diferentes plataformas digitais das bibliotecas que aderiram à Semana de Incentivo à Literatura. Em Belo Horizonte, por exemplo, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais terá uma série de ações em seu perfil do Instagram (@bibliotecaestadualmg), com bate-papos, leitura de contos, vídeos de incentivo à leitura entre outras propostas.

 

Já em Andrelândia, a atração da Biblioteca Municipal Professora Lêda Rodrigues é um sarau literário, também transmitido pelo Instagram (@secultandrelandia), com poemas inspirados no município. Em Frutal, a Biblioteca Pública Municipal Minerva Maluf de Souza vai organizar o DeclAmando Frutal, ação com artistas da comunidade local declamando poesias frutalenses. A atividade será transmitida no canal do Youtube da Biblioteca. 

 

De acordo com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, Cleide Fernandes, além de celebrar os 300 anos de Minas com programação diversificada, a Semana Estadual de Incentivo à Literatura será uma oportunidade para que o público conheça a diversidade do trabalho das bibliotecas em todo estado, mesmo com a suspensão das atividades em função das medidas de distanciamento social.